Debates


Historia y género


Prezada Guilhermina Domingues

Achei muito oportuna a sua solicitação, procurando aproximar os pesquisadores que no momento se debruçam sobre a História e Gênero.

Faz algum tempo que investigo possíveis contatos com docentes que trabalham com esta categoria ( Gênero) na Espanha, visando desenvolver o meu projeto de Pòs Doutorado.

Minha idéia e verificar os diálogos e interfaces com os trabalhos das pesquisadoras espanholas, (uma vez que existem grupos organizados e centros institucionalizados como o IUEM, por exemplo. ) Gostaria de investigar como essa temática e mesmo , a forma de abordagem histórica se deu na Espanha. Identificar a trajetória que vocês tomaram, a partir de que período que o tema das mulheres e de gênero começou a influenciar os trabalhos nas universidades espanholas, por exemplo ?

Primeiramente entrei em contato com a Profª Estela Maeso, do IUEM/Madri que me enviou alguns e-mails de professoras que ela conhecia. Já entrei em contato com Pilar Cantó e estou aguardando resposta.

Gostaria muito de estreitar a nossa comunicação, pois como docente da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil mantenho um Grupo de Estudos de Gênero( alunas(os) de pós graduação e de Iniciação Cientifica) e, atualmente coordeno um Grupo de Trabalho junto à Associação de Pesquisadores de História/ANPUH.

Penso que é oportuno essa nossa aproximação para que possamos ter a oportunidade de trocar experiências, inclusive informações sobre Encontros e Simpósios que poderíamos estar participando, ambas. O que acha? >

Desde 2001 venho acompanhando o site do IUEM, e verificar que o Instituto de Estudos mantêm um grupo amplo de pesquisa e cursos que envolvem a categoria "gênero", o feminismo e a história das Mulheres..

Observei que eles possuem uma amplo leque de temáticas de discussão que muito me interessam, tais como Teoria feminista, História da Mulheres no séc. XX e ainda História de Gênero na América Latina que seriam aspectos importantes para ampliar a minha investigação diante dos estudos sobre gênero que realizo no Brasil e, com isso fazer um trabalho de historiografia comparada; Brasil e Espanha .

Penso em pesquisar a produção historiográfica existente, as formas de abordagens de gênero, as idéias feministas que sustentaram a produção historiográfica e o trabalhos que resultaram.

Fiquei motivada para este tipo de trabalho diante do projeto , muito interessante de uma pesquisadora francesa Anne Pèrotin-Dumon. Não sei se você conhece a sua publicação ? Ela desenvolveu um projeto na Universidade de Santiago do Chile, como docente convidada ( de agosto de 2000 a março de 2001) envolvendo não só o Chile como outros paises da América Latina, procurando analisar "El Gênero en História", destacando os instrumentos analíticos que permitiram escrever a história em uma perspectiva de gênero. Vale a pena conferir este trabalho no site http/www.sas.ac.uk/ilas que tem na integra o livro virtual sobre El gênero en História, da ILAS.

Aguardo um novo contato

Um carinhoso abraço,

Lidia M. Vianna Possas
UNESP - Universidade Estadual Paulista. São Paulo/ Brasil